quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fluxograma preconizado pelo Acolhimento

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.campinas.sp.gov.br/saude/enfermagem/protoc_acao_enferm/fluxograma.jpg&imgrefurl=http://www.campinas.sp.gov.br/saude/enfermagem/protoc_acao_enferm/07.htm&h=414&w=483&sz=29&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=SLQot-aWvGo7_M:&tbnh=111&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Dfluxograma%2Bdo%2Bacolhimento%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:*%26sa%3DN
O profissional deve escutar a queixa, os medos e as expectativas; identificar riscos e vulnerabilidade, acolhendo também a avaliação do próprio usuário; e se responsabilizar para dar uma resposta pactuada ao problema, conjugando as necessidades imediatas dos usuários com o cardápio de ofertas de serviço, e produzindo um encaminhamento responsável e resolutivo á demanda não resolvida. Nesse funcionamento, o acolhimento deixa de ser uma ação pontual e isolada dos processos de produção de saúde e se multiplica em inúmeras outras ações que, partindo do complexo encontro do sujeito profissional de saúde e sujeito demandante, possibilitam analisar: a adequação da área física; as formas de organização dos serviços de saúde; a governabilidade das equipes locais; a humanização das relações em serviço; os modelos de gestão vigentes na unidade de saúde; o ato da escuta e a produção de vinculo; o compartilhamento do conhecimento; o uso ou não de saberes para melhoria da qualidade das ações e o quanto estes saberes estão a favor da vida.